Boas Vindas!

Seja bem vindo ao blog do Departamento de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde Bucal da SOBRACID

Este espaço é destinado à divulgação dos eventos e cursos de aperfeiçoamento e formação em homeopatia, assim como das demais práticas integrativas.

Mantenha-se informado fazendo parte dos seguidores deste blog e participe de nossas enquetes para que nossos cursos venham corresponder as suas expectativas e necessidades.



Para conhecer um pouco mais sobre o Departamento de Práticas Integrativas e Complementares da SOBRACID, assista o vídeo de apresentação deste departamento clicando em: www.youtube.com/watch?v=tdVUr8xbk3Y

31 de jan. de 2017

Embrapa usa homeopatia para evitar mortes de bezerros por diarreia

Embrapa usa homeopatia para evitar mortes de bezerros por diarreia

Pesquisa desenvolvida em São Carlos, SP, conseguiu bons resultados.
Produto natural deve diminuir custos com antibióticos dos animais.

Do G1 São Carlos e Araraquara
Utilizando substâncias homeopáticas, pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP), conseguiram bons resultados para diminuir uma das principais causas de morte entre bezerros: a diarreia. O produto natural deve diminuir custos com antibióticos.

Foram seis meses de estudo. A ideia era testar uma forma de evitar a diarreia, comum entre esses animais. “Das mortes que ocorrem dentro do sistema com bezerros até 60 dias, de 20% a 50% é por conta de diarreia. Então é um problema sério que deve ser evitado”, explicou a veterinária da Embrapa Teresa Cristina Alves.
Pesquisadores usam homeopatia misturada ao leite (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)Pesquisadores usam homeopatia misturada ao
leite das vacas (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)
A substância em pó foi misturada ao leite da vaca. Ao todo, 37 bezerros participaram dos testes, em três grupos. No primeiro, os animais receberam apenas leite comum.
No segundo, os filhotes foram amamentados com a fórmula homeopática. No terceiro grupo, os pesquisadores deram leite misturado com um tipo de minério. Os resultados mostraram que a homeopatia ajudou.
“A gente teve cerca de 25% dos animais que não apresentaram diarreia. Em todos os outros grupos todos os animais tiveram pelo menos um episódio de diarreia dentro do período do experimento”, contou a veterinária.
Substância saudável
O produto homeopático é feito à base de substancias encontradas em folhas, sementes e em casca de árvores. Segundo os pesquisadores, o leite especial dispensa o uso de antibióticos e essa é a principal vantagem porque os medicamentos tradicionais podem trazer muitos riscos.
Substância pode diminuir custos com antibióticos (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)Substância mais saudável pode diminuir custos
com antibióticos (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)
“Quando a gente usa muitos antibióticos nessa fase de bezerros e precisa utilizar de novo, a bactéria já ficou resistente à droga. No caso das vacas que estão produzindo leite, existe o risco de resíduos nesse subproduto desses animais. Pode ser um problema de saúde pública, compromete a qualidade do alimento e também a saúde dos animais”, disse a bióloga Ana Carolina de Souza Chagas.
Economia
Outra vantagem é o custo em relação aos antibióticos. Os pesquisadores economizaram R$ 10 por bezerro usando a fórmula homeopática. “Seria um caminho bastante interessante a ser seguido porque garante a qualidade do alimento e também a saúde dos animais”, disse a bióloga.
A próxima fase da pesquisa vai testar o produto no combate a carrapatos na infecção das mamas.